terça-feira, 20 de novembro de 2012

Vida indígena no Brasil

GRUPO - SEMINÁRIO IV - BRUNA OZUNA SONODA, NICOLY BELLO E THIAGO IENCO




Atualmente no Brasil existem cerca de 350 mil indígenas, isso representa 0,2% da população brasileira segunda a FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Ainda também segundo a FUNAI a população indígena no Brasil vive em sua maioria, cerca de 60%, na Amazônia, mas registrasse a presença de indígenas em quase todo o território nacional.


Essas populações já estavam no Brasil muito antes que este fosse explorado pelos europeus, mas com o passar dos anos após o descobrimento os indígenas foram migrando para as cidades e perdendo um pouco de suas identidades, hoje muitos deles morram em barracos e vivem ou de caridade ou da venda de artesanato nas ruas.

A questão indígena é um grande ponto da agenda social do governo, pois apesar de encontrar-se em sua maioria na Amazônia vivendo por vezes isoladamente, os índios têm seus diretos de cidadãos. E é para isso que a politica indigenista luta para garantir que esse povo tenha condições dignas de vida e possam também continuar suas tradições.

E foi justamente para mostrar suas tradições que foi criada a série de documentários Vídeos nas aldeias. Documentários indígenas onde os próprios índios foram os atores, câmeras e personagens. Uma serie que mostra uma cultura aos olhos daqueles que fazem parte dela, uma visão de si passada para o mundo.

A série de documentários mostra a realidade dos índios de seus ritos e tradições, e o talento de índios para o cinema. E o mais importante mostra aos “brancos” a realidade dos índios, que como fica claro nos documentários é bem diferente e causa até um estranhamento.




















E um dos documentários fica claro a crença das tribos em coisas que nos soam muitas vezes fantasiosas perante nossa cultura, mas que são tratadas seriamente por quem as vive. Mas isso é só uma diferença de culturas que nos também certamente causamos neles com nossos hábitos. Mas frente a isso a grande questão é que quem tem de se acostumar para socializar se são eles. Isso acaba levando a uma perca de seus traços culturais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário